quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A História de Newton Mota

O Seu Mota

Newton Mota Nunes dos Santos, nascido em Serrinha-BA, no dia 10/03/1950.
  

O Melhor Dirigente do Futebol Amador do Brasil

O engenheiro civil Newton Mota acabou encontrando no futebol a sua verdadeira vocação profissional. Natural de Serrinha, Bahia, veio cedo para Salvador, cidade brasileira conhecida como terra da felicidade, por causa da magia de sua musica, do Carnaval mais popular do país, da sua culinária, de suas praias e de suas crenças religiosas. Este dirigente esportivo, como um Midas em sua atividade, também inseriu o seu nome na história de uma gente que ama o futebol e faz festa o ano inteiro. Aqui e ali seus olhos estão sempre encontrando um novo menino bom de bola, fonte de alegrias, conquistas e divisas financeiras para os clubes que tem trabalhado. Atualmente, Mota é tido como o mais competente dirigente de futebol amador do Brasil, sendo conhecido e respeitado em todo mundo. É responsável por uma geração extensa de novos craques, a maioria deles jogando em grandes clubes brasileiros e do exterior.
Por Edson Almeida






O maior revelador de talentos desse país

Não é simples coordenar um trabalho de Divisão de Base. Alem de uma percepção de quem é acima da media em um imenso grupo de jovens iniciantes, é necessário sensibilidade, inteligência e maleabilidade para conduzir um garoto até o profissionalismo, onde não basta apenas o talento, mas também equilíbrio para suportar uma nova realidade. Mota criou com pioneirismo um estilo próprio de gerir seus projetos voltados para a captação e formação de jogadores de futebol, e sua historia é antiga e cheia de conquistas. Começou sua brilhante trajetória nos principais clubes sociais de Salvador – Centro Espanhol, Clube Bahiano de Tênis e Associação Atlética da Bahia, onde já se notava um estilo diferente de fazer esporte. Seu inicio no profissionalismo começou no Esporte Clube Bahia, onde contribuiu decisivamente para a conquista do titulo de Campeão Brasileiro de 1988, com a revelação de atletas participantes como João Marcelo, Charles, Zé Carlos, Mailson, Dico Maradona, dentre outros.
Alem do Esporte Clube Bahia (1983-1991, 2006, 2009-2013), Newton Mota passou pelo Esporte Clube Vitoria (1992-2001), Real Salvador (2002-2005), Itaúna Esporte Clube (projeto do Cruzeiro Esporte Clube - 2007), Cruzeiro Esporte Clube/MG (2008). Em todos esses clubes, alem de uma grande quantidade de atletas revelados inúmeros atletas negociados para o Brasil e Exterior, além de mais de 200 títulos e 100 atletas convocados para as diversas Seleções de Base e Profissional da CBF.




Vampeta insere Newton Mota em Seu Livro

Em seu livro de grande sucesso lançado em 2013, Vampeta relembra a Copa São Paulo de Juniores em 1993.




Nenhum comentário:

Postar um comentário